• vendas@villasdeareia.com.br
  • +55 83 3246-4548
Blog

Boas maneiras à mesa – Algumas regrazinhas que fazem, sim, a diferença!

Imagem de Divulgação: Montagem da Mesa

      As normas de etiqueta surgiram na França, como forma de padronizar o comportamento social. Trata-se, na verdade, de um conjunto de regras, estilos, normas e hábitos, agrupados em dois grandes nichos: Etiqueta Corporativa e Etiqueta Social, ambos compostos por diversas subdivisões, como a Etiqueta à Mesa e a recente Netiqueta (regras de boas maneiras na Internet).

           As regras de etiqueta, portanto, determinam o comportamento que se convencionou adequado para cada tipo de ambiente e situação, seja social, profissional, doméstico ou na Internet. Não raro, é à mesa que surgem as maiores dúvidas. Um primeiro encontro, um jantar na casa dos sogros, almoços importantes de negócio e outras ocasiões podem ser motivos de grande aflição. Afinal, a forma correta de posicionar pratos, talheres, copos, e como manuseá-los, ainda são uma incógnita para muita gente.

      Equivocadamente, alguns até veem nessas regras algo de incompreensível e desnecessário. Contudo, o conhecimento de algumas dicas básicas devem ser observadas, para que se possa previnir e evitar situações embaraçosas ou constrangedoras. Muitos criticam, mas as regras de etiqueta continuam inseridas (e muito reparadas) na sociedade.

DICAS PRECIOSAS:

1. Posso repetir o prato?

Ao contrário do que se diz por aí, não precisa comer em casa antes de um almoço ou jantar para o qual se foi convidado. Agora, se a fome estiver grande, não é má ideia fazer um lanche antes de sair. Caso o jantar seja na casa de um conhecido, é possível repetir o prato, mas aguarde até que todos se sirvam. Afinal, não é nada elegante comer rápido só para encher o prato novamente.

2.Eu não gosto da comida, e agora?

Suponhamos que você esteja de regime ou não tenha gostado da comida. Em um restaurante, é perfeitamente possível escolher o prato que mais lhe apraz.  Se o jantar for na casa de um casal de amigos, por exemplo, dependendo da proximidade com os anfitriões e convidados da festa, dá para disfarçar e comer apenas aquilo que lhe agrada. Só não vale fazer a desfeita de não comer, se quer, um grão de arroz. O problema é se as condições acima não valerem. É muito deselegante recusar ou deixar restos no prato. Sirva-se em quantidades pequenas, mas coma alguma coisa.

3. Encontrando um conhecido no restaurante

Não é delicado interromper a refeição de ninguém. Quando a intimidade é grande, cumprimente rapidamente, sem pegar na mão ou fazer as pessoas se levantarem.

4.Quero salgadinhos!

Pegue os salgadinhos com a mão, o guardanapo serve apenas para limpar os dedos e os lábios antes de levar o copo à boca. E, não esqueça: os guardanapos não precisam ser trocados a cada novo salgado.

5. Como ficam os talheres ao fim das refeições?

NUNCA cruze os talheres após terminar a refeição. Ao final da refeição, deixe o garfo e a faca alinhados, paralelamente, dentro do prato. Os cabos ficam apoiados na borda do prato, levemente inclinados para o lado direito, para facilitar que o garçom os recolha. A etiqueta recomenda que a faca esteja com o corte voltado para o garfo e que o garfo esteja com os dentes para cima. Ambos no interior do prato, garfo do lado esquerdo e faca do lado direito.

6. Derrubei o talher, e agora?

Não se abaixe para pegar o talher ou o gardanapo. Peça outro discretamente ao garçom, sem chamar a atenção das outras pessoas.

7. O uso correto do guardanapo

À mesa o guardanapo pode estar à esquerda, ao lado do garfo, ou dentro do prato. Coloque-o dobrado, de uma maneira simples (não se usa mais aquelas dobraduras complicadas) ou com um porta guardanapos, que dá um charme a mais à decoração da mesa.  Quanto ao uso, algumas regras são importantes:

  • Lugar de guardanapo é sempre no colo. Se for pequeno, desdobre-o e estenda-o no colo; com os grandes, mostre elegância, abra-o inteiro sobre as pernas (sem sacudi-lo, antes, sobre a mesa, por favor!) e depois dobre cerca de um terço dele em direção ao corpo, formando um bolso para as possíveis migalhas que possam cair (isso impede que restos de comida caiam no chão). Use apenas a ponta para secar a boca.
  • Se tiver de deixar a mesa para ir ao “toilette”, coloque o guardanapo à esquerda do prato. Quando a refeição terminar, deixe-o à direita do prato, sem dobrar (cobrindo, apenas as partes usadas).
  • E guardanapo de papel, pode? Se for uma ocasião totalmente informal e sem cerimônia, até pode. Mas dê um toque especial usando aqueles guardanapos decorados e maiores – certamente, vão deixar a mesa mais divertida. Quanto ao uso, ao final da refeição, dexe-o à direita do prato (como acontece com os de tecido), sem amassá-los ou fazer bolinhas.

8. Você e o Garçom

Agradeça todas as vezes que o garçom servir ou troxer alguma coisa. Na saída do restaurante, não agradeça. Diga, apenas, “bom dia”, “boa tarde” ou “boa noite”. Funciona assim: você agradece durante toda a refeição pelos serviços dele. Ao final, ELE agradece pela sua preferência na escolha do restaurante.

9.Não sei o que fazer com as mãos…

Não colocar os cotovelos sobre a mesa é um preceito bastante conhecido. Cotovelos sobre a mesa enquanto mastiga, principalmente com o garfo e a faca nas mãos, compõem uma péssima postura. Apenas as mãos e os punhos podem apoiar-se sobre a mesa. Ao utilizar a faca e o garfo para cortar, mantenha o cotovelo próximo ao corpo, evitando “trombadas” com a pessoa sentada ao lado.

10. Dicas Curtas, mas essenciais:

  • Não se levanta o dedo mindinho ao levar o copo à boca. Se necesário, amarre-o ou cole-o, mas não o levante, sob hipótese alguma!
  • Não exagere no gesticular. Se estiver segurando os talheres, não gesticule.
  • Palitar os dentes não é um hábito tolerado à mesa. Mesmo em família!
  • Não utilize faca para comer massas. Enrole o macarrão no garfo, com a ajuda de uma colher.
  • Nunca se parte o pão com a faca e menos ainda com os dentes. O pão que vem para a mesa (em pedaços ou inteiro) deve ser partido com a mão, em cima do prato apropriado (verifique a imagem no início do texto). Leve-o à boca pedaço a pedaço.
  • Nunca retire a comida das travessas com o seu próprio talher.
  • Quando terminar de comer, nunca empurre o prato. Jamais os empilhe, nem ajude o garçom a recolhe-los.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=wN6r6uzaF3Q&feature=BFa&list=PL4E168E6EC24F228E&lf=results_main]

Compartilhar

Comentários

Deixe seu comentário

Siga-nos no Instagram

@villasdeareiaoficial