• vendas@villasdeareia.com.br
  • +55 83 3246-4548
Blog

Delícias do Brejo

     

    A cozinha nordestina é uma verdadeira mistura de influencias. Graças à nossa localização geográfica e à condição econômica vigente no período colonial, portugueses, africanos e índios foram nossas maiores “inspirações” culinárias.

      As comidas típicas da nossa região quase sempre têm como aliados ingredientes vegetais. O milho, a mandioca (também conhecida como aipim ou, para nós nordestinos, macaxeira) e o trigo são apenas alguns dos elementos que tornam a mesa nordestina tão deliciosa e, por vezes, estranhamente sortida.  Os pratos dispostos nos cardápios dos restaurantes locais recebem nomes curiosos que refletem a cultura e a criatividade do povo. Palavras como Baião de Dois, Ximango, Tareco, Alfinim ou Carcará podem até confundir algum turistas desavisado.

     Muitas dessas receitas foram organizadas e publicadas no livro Delícias do Brejo 2010, uma homenagem da Prefeitura de Areia, da ONG AMAR, do IPHAN e do Ministério da Cultura aos cozinheiros e aos apreciadores de um bom prato nordestino!

Oxe, Arretado isso! =)

Alfinim – (Ponto de Cultura)

Ingredientes:

  • Leite de 1 côco
  • 2 xícaras de água (morna)
  • 1 quilo de açúcar

Modo de fazer:

Tire o leite do côco com a água. Coe em um guardanapo e junte o açúcar. Leve ao fogo em panela funda e grossa e deixe em fogo brando SEM MEXER. Depois que estiver no fogo não pode mexer mais, porque açucara.

(Para ver se está no ponto, em uma xícara com água fria coloca-se uma colher da calda que está no fogo e junte com as pontas dos dedos, jogue esta massinha no fundo de um copo se fizer um barulho de vidro está no ponto.)
Vire esta calda na pedra mámore untada com margarina e deixe esfriar um pouco.
(pode ser no granito, porém costuma agarrar muito) Comece a puxar com as mãos a massa de bala até que fique branca (a medida que vai esfriando ela fica branquinha).
Corte as balas com a tesoura e deixe secar um pouco para guardar senão gruda uma nas outras. Para puxar e cortar é aconselhável que se tenha uma pessoa para ajudar, pois é preciso muita rapidez para que não açucare.

Deve ser servido 12 horas depois.

Carcará de macaxeira – (Reginaldo B. dos Santos)

Ingredientes: 

  • 1 quilo de macaxeira
  • 1 quilo de carne de charque
  • 3 colheres de sopa de manteiga
  • 1 cebola média ralada
  • 1/2 xícara de leite

Modo de fazer:

Faz-se um purê da macaxeira, acrescenta a carne de charque que já deve estar refogada com a cebola e manteiga. Dê uma mexida, coloque num pirex e leve ao forno.

 

 

 

 

    

Compartilhar

Comentários

Deixe seu comentário

Siga-nos no Instagram

@villasdeareiaoficial