• vendas@villasdeareia.com.br
  • +55 83 3246-4548
Blog

O Brasil no Cenário do Turismo no Espaço Rural

Igreja Matriz ao entardecer (Areia/PB)

      O termo “turismo” tem sua origem no radical latino tour, oriundo do substantivo tornus do verbo tornare, cujo significado é giro ou volta. Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), acadêmicamente, é possível definí-lo como o “movimento de pessoas a lugar diverso do qual habite, por tempo inferior a 360 dias, desde que não realize atividades econômicas”.

    No mundo contemporâneo, o fenômeno turístico forma um mosaico, relacionando-se diretamente com viagens, reconhecimento de novas realidades, necessidade de descanso ou lazer, desejos, sonhos e um sem fim de motivações sociais, econômicas e culturais. Não é de hoje que a atividade vem alcançando fantásticos índices de crescimento, otimizando diferentes espaços, como os naturais e os rurais. Contudo, quando se fala, especificamente, do turismo no espaço rural brasileiro, ainda há uma certa confusão quanto aos múltiplos conceitos existentes. Turismo Rural, de Interior, Alternativo, Endógeno, Verde e, até,  Turismo de Campo são apenas alguns dos nomes atribuidos. O certo é que essa atividade, voltada principalmente para a realidade, tradições e peculiaridades próprias das regiões campestres, tem atraido milhares de visitantes tanto no Brasil quanto no exterior.

     Os primeiros empreendimentos turísticos no ambiente rural do país datam de 1980, em Lages, Santa Catarina, cidade batizada como a “ Capital Nacional do Turismo Rural”. A Fazenda Pedras Brancas, localizada no interior catarinense, por exemplo, recepcionava turistas ofertando algumas atividades relacionadas ao cotidiano da fazenda, como o “Dia de Campo” que proporcionava ao visitante uma espécie de “rotina rural”, incluindo a tosa de ovelhas e a colheita de frutas e cereais.

   A multiplicação de iniciativas que visavam o Turismo de Interior, então, cresceu exponencialmente, incentivando municípios como Areia, na Paraíba, a despontarem no cenário nacional. Hoje, além de ser Patrimônio Nacional, a cidade é palco de Feiras, Congressos, Mostras e Festivais que incentivam a disseminação da cultura e da arte nas suas mais variadas expressões. Tanto é assim que, desde épocas remotas Areia é conhecida como a “capital da cultura”. São casarios com linhas coloniais, museus, teatro, engenhos, restaurantes, pousadas, opções de trilhas, caminhadas e passeios ecológicos emoldurados por uma belíssima paisagem. A História e a natureza formam uma parceria majestosa, estampada em cada uma das casinhas coloridas tão bem preservadas e nas florestas verde-esmeralda que abraçam toda a cidade.

          Localizada no topo da Serra da Borborema, Areia nos recepciona com um clima ameno e um povo alegre, que conferem à experiência individual de cada visitante uma dimensão universal. Afinal, de uma forma involuntária e sensivelmente lúdica cria-se  uma ponte entre o moderno e o tradicional, entre a poesia e a prosa, alicerçada em um certo consumo do simbólico, do intangível, de um passado preservado que, por instantes, pode ser real e detalhadamente revivido.

Compartilhar

Comentários

Deixe seu comentário

Siga-nos no Instagram

@villasdeareiaoficial